Os 36 mil servidores ativos e inativos da Prefeitura de Curitiba receberão nesta quarta-feira (17) o pagamento da segunda parcela do 13º salário. O salário do mês de dezembro será pago uma semana depois, no dia 24. Para pagar o 13º dos servidores, a Prefeitura de Curitiba depositará R$ 27 milhões nas contas.
A primeira parcela do 13º, correspondente a 50% do benefício, já foi paga em 27 de junho e representou uma injeção de recursos na economia local de R$ 35 milhões. A antecipação faz parte da política de valorização dos servidores municipais, determinada pelo prefeito Beto Richa.
“Pelo quarto ano consecutivo garantimos a antecipação dos salários como forma de reconhecer os esforços dos servidores para o bom andamento da nossa cidade. O cuidado na administração dos recursos públicos nos garante essa forma de reconhecimento”, diz Richa.
O pagamento antecipado traz benefícios individuais para cada servidor e também resultados positivos na economia da cidade, porque contribui para a movimentação dos setores de comércio e serviços.
Reajustes
Nos últimos quatro anos, os servidores receberam reajuste de 25,06%, a título de reposição salarial e de aumento real. Os aumentos salariais, determinados pelo prefeito de Curitiba e aprovados pela Câmara de Vereadores, foram feitos a cada ano, desde 2005.
O reajuste de 25,06% representa um quarto a mais do salário de cada servidor. O primeiro reajuste foi de 6%, em junho de 2005; o segundo, também de 6%, veio nove meses depois, em abril de 2006; o terceiro, de 5%, em julho de 2007; e o quarto, de 6%, no último mês de abril.