Os servidores municipais de Curitiba realizam, no final da tarde desta quarta-feira (23), uma assembleia para discutir a situação do Instituto Curitiba de Saúde (ICS).
A assembleia reunirá trabalhadores ligados ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc) e ao Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac).
Na assembleia, os funcionários discutirão as posições tomadas durante fóruns regionais relativos a uma proposta da Prefeitura apresentada em agosto para modificar o regulamento que define as normas do sistema de atendimento de saúde de mais de 75 mil pessoas, entre servidores, aposentados e dependentes.
De acordo com os sindicatos, os trabalhadores contestam, entre outros pontos, o aumento do valor pago em atendimentos e exames, a criação de uma multa de 100% em caso de falta à consulta pré-agendada sem justificativa ou cancelamento com antecedência, e a adoção do sistema de triagem utilizado no Sistema Único de Saúde (SUS).
Em setembro, os trabalhadores realizaram uma manifestação que resultou na ocupação da Prefeitura. Na época, segundo os sindicatos, o prefeito Luciano Ducci teria afirmado que suspenderia os pontos contestados para negociação.
Como isso não teria ocorrido, os trabalhadores realizaram nova assembleia em 5 de outubro, onde ficou definida a discussão dos pontos em fóruns regionais e foi agendada nova assembleia para discutir o posicionamento da categoria.