Explicações

Servidores municipais de Curitiba questionam descontos

Servidores municipais ligados ao Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac) e do Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba (Sismac) fizeram uma mobilização, ontem, em frente à prefeitura de Curitiba, solicitando explicações da administração com relação aos índices descontados dos funcionários mensalmente para o pagamento do Instituto de Previdência dos Servidores de Curitiba (IPMC), bem como para o Instituto Curitiba de Saúde (ICS).

De acordo com a presidente do Sismac, Simeri de Fátima Ribas Calisto, o Conselho de Administração (composto por seis integrantes da prefeitura e um representante dos servidores) quer aumentar o desconto do ICS de 3,14% para 3,52% sobre o salário dos servidores municipais.

“Caso esse aumento aconteça, teremos perdas históricas de itens conquistados anteriormente. Ao invés do aumento, queremos a gratuidade do serviço, o que é possível por conta do valor correspondente a 3,14% da folha no instituto, proveniente da prefeitura”, relaciona.

Com relação ao IPMC, Calisto explica que tal instituto também precisa sofrer alterações. “Os recursos são muito mal controlados no IPMC. Queremos uma solução para isso. Algumas aplicações de verbas, por exemplo, chegam sem dados aprofundados. Isso não está certo”, reclama.

No final da tarde, representantes do Sismmac e do Sismuc foram recebidos pelo presidente do IPMC, Valmor Trentini, na prefeitura. No entanto, uma nova reunião foi marcada para a próxima semana.