Insatisfação

Servidores estaduais da Saúde protestam em Curitiba

Em função da demora nas negociações da retomada da jornada de 30 horas e da implementação do quadro próprio da saúde, os servidores estaduais promovem manifestações na Quadra Sanitária e no Hospital do Trabalhador, desde às 7h desta quarta-feira (28). O último protesto havia ocorrido em 18 de agosto.

O SindSaúde afirma ter apresentado à Secretaria de Saúde um diagnóstico da situação dos trabalhadores, apontando para a necessidade da retomada da jornada de 30 horas, ampliada pelo governo anterior. De acordo com o sindicato, esta é a jornada máxima recomendada pela Organização Mundial de Saúde para o setor.

Também é motivo de reclamação dos servidores estaduais a ausência de um plano de carreira. De acordo com o SindSaúde, os profissionais estão, atualmente, no QPPE – Quadro Próprio do Poder Executivo.

Os manifestantes alegam que, em 1990, foi aprovada uma lei, que tornou obrigatória a criação de Conselhos de Saúde, Fundo Municipal e Estadual de Saúde e Plano de Carreiras, Cargos e Salários – PCCS próprio para os trabalhadores do SUS.