Os servidores dos Correios estão em greve por tempo indeterminado a partir de hoje. A paralisação, em protesto contra mudanças no plano de saúde da categoria, foi aprovada em assembleia realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores dos Correios no Paraná (Sintcom-PR) na noite de ontem.
Na manhã desta quinta-feira, os trabalhadores fizeram uma manifestação em frente à sede dos Correios, localizado na Rua João Negrão, no Centro de Curitiba.
Segundo o secretário de finanças do Sintcom-PR, Santino Sebastião da Silva, cerca de 200 trabalhadores participaram da assembleia e a greve foi aprovada por unanimidade. “A empresa está fazendo uma operação muito grande para alterar o plano, sem discutir com a gente. Como um trabalhador que ganha R$ 1.000, que é a média salarial dos Correios, vai pagar por um plano de saúde?”, questiona.
O plano de saúde dos servidores dos Correios já foi um dos temas centrais da última greve da categoria, em setembro e outubro de 2013. Os funcionários temem a privatização do serviço. No ano passado, a paralisação durou 23 dias, afetou a distribuição de cartas e encomendas, mas manteve as agências abertas.
Santino diz que desta vez a intenção do sindicato é paralisar também o atendimento nas agências. “Vamos realizar ações em todas as unidades”, afirma o sindicalista.
A manutenção do atual plano faz parte de convenção coletiva firmada no Tribunal Superior do Trabalho (TST) no ano passado. Os Correios afirmam que estão cumprindo o acordo.