Servidores do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) protestaram na manhã desta terça-feira (30) em frente à agência da Previdência Social da Rua XV de Novembro. Os trabalhadores estão em greve desde o dia 16 e reivindicam a manutenção da sua carga horária, de 30 horas por semana. O Governo Federal está exigindo 40 horas por semana.
A manifestação foi organizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Saúde, Trabalho, Previdência e Ação Social do Estado do Paraná (Sindiprevs-PR). Os manifestantes exigem que os aprovados no concurso do INSS do ano passado sejam convocados.
De acordo com o Sindiprevs-PR, a adesão à greve é de 60%, tendo aderido ao movimento seis agências de Curitiba, duas de Londrina, a agência de São José dos Pinhais, Maringá, Campo Mourão, Cascavel, Foz do Iguaçu e Guarapuava. A assessoria do INSS afirma que adesão chega a 8% no máximo.
No próximo dia 3 de julho, representantes dos servidores devem ter uma audiência com integrantes do Ministério da Previdência, em Florianópolis, Santa Catarina.