Em greve há quase um mês, os servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) no Paraná encerraram o movimento ontem e voltam ao trabalho hoje. Mas eles permanecem em “estado de greve” até que o termo de compromisso acertado com o Conselho Gestor do Ibama seja assinado, num prazo de 72 horas.
Se isso não acontecer, os comandos estaduais deverão convocar assembléias para a próxima quarta-feira, para retomar a paralisação. Entre as prioridades de trabalho e atendimento ao cidadão após o fim da greve estão os pedidos de autorização para importação e exportação de produtos, para coleta de material genético, manejo florestal, desmate e licenças ambientais.
Acerto
Além de uma gratificação inicial de 16% sobre o salário-base, ficou acertada a reestruturação da carreira de especialista em meio ambiente, o que abre a possibilidade de enquadramento dos aposentados e pensionistas.
A gratificação total prometida pelo governo aos servidores será paga gradualmente, podendo atingir até 35% em janeiro de 2005. Os inativos receberão metade da gratificação paga aos servidores da ativa.
O enquadramento dos aposentados na carreira de especialista ambiental, reivindicado pelos servidores, depende do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade pelo Supremo Tribunal Federal.