Os funcionários do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) de todo o Brasil estão parados desde sexta-feira e só devem retomar as atividades amanhã. Eles pedem a reestrutura do órgão e ameaçam greve por tempo indeterminado caso não cheguem a um acordo com o Ministério do Planejamento. Com isso, ficaram prejudicados serviços de manutenção, recursos de multas e autorizações especiais de transporte.
Os funcionários querem a ampliação do quadro de funcionários do órgão, porque desde a mudança de Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) para Dnit a entidade ficou responsável também pelas hidrovias e ferrovias. ?O Dnit tem novas atribuições, mas o quadro só diminuiu. E ainda é o carro-chefe do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)?, afirmou o funcionário do órgão e vice-diretor da ASDNER, entidade que representa os trabalhadores, Alci Gomes.
Amanhã acontece uma reunião entre a comissão nacional de negociação e membros do Ministério do Planejamento. Segundo Gomes, a paralisação de quatro dias aconteceu porque o Ministério desmarcou uma reunião agendada para o último dia 24. As comissões estaduais do Dnit vão reunir na quinta para decidir se vão entrar em greve.