Os trabalhadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) retornaram integralmente ao trabalho nesta segunda-feira (26) e setores que estavam paralisados, como as bibliotecas e restaurantes universitários, voltaram a funcionar. Eles decidiram, na semana passada, terminar uma greve que durou mais de cem dias.
De acordo com o reitor da universidade, Zaki Akel Sobrinho, estão sendo formadas agora comissões paritárias e grupos de trabalho para viabilizar os itens dos acordos feitos entre a administração, estudantes e alunos durante a greve.
Itens como o horário de atendimento estendido nas bibliotecas, que foi acordado entre a Reitoria e os estudantes, devem começar a funcionar imediatamente. “Estamos verificando e existem algumas unidades que podem atender imediatamente este ponto”, afirmou o reitor.
Já outras medidas como a oferta de café da manhã e de refeições ao finais de semana nos restaurantes universitários dependerão da realização de licitações, que devem ser ocorrer em breve.
Outros itens como a implantação da jornada de 30 horas para os servidores técnico-administrativos dependerão de uma decisão do Conselho Universitário. Uma comissão foi nomeada por portaria publicada hoje e terá até 30 dias para elaborar um anteprojeto sobre a medida para a apreciação do Conselho.
O reitor também afirmou que a implantação de alguns itens depende do repasse de recursos e da contratação de mais servidores. “Nós estamos negociando com o MEC, eu estive semana passada em Brasília já apresentando alguns pleitos, tanto em servidores quanto em recursos financeiros, para atender os itens decorrentes dessa negociação.”