Servidores da saúde param por 30 minutos em Curitiba

Servidores municipais da Saúde realizaram na manhã desta quarta-feira (1º) paralisações de 30 minutos em unidades básicas de saúde de Curitiba. Com o mote “30 minutos pelas 30 horas”, a paralisação reuniu servidores excluídos do projeto de lei que reduziu a carga horária para 30 horas somente para cinco categorias da Saúde do município. Parte dos servidores excluídos está em greve há 59 dias. Profissionais já contemplados com a diminuição na jornada de trabalho também participaram da manifestação por solidariedade, de acordo com o Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba (Sismuc).

A assessoria de imprensa do sindicato informou que, até às 11h30, 12 unidades básicas de saúde pararam totalmente por meia hora e outras duas tiveram paralisação parcial. Mais uma paralisação está programada para o período entre 19h e 19h30 nos Centros Municipais de Urgências Médicas.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio de assessoria de imprensa, informou que poucos servidores participaram das paralisações, que não prejudicaram o atendimento à população.

O início das negociações entre servidores da Saúde em greve e a Prefeitura de Curitiba deve acontecer nesta quinta-feira, mas ainda não há confirmação. A administração municipal, por meio da assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Recursos Humanos, reitera que negocia somente com os servidores em efetivo exercício e que a greve dos profissionais da Saúde havia sido motivada pela antecipação da data para começar as conversas. A Prefeitura desde o início indicou que a data para o início das negociações era 02 de fevereiro e, por isto, entende que não há mais motivo para a greve continuar.

De acordo com Alessandra Oliveira, diretora de comunicação do Sismuc, os servidores estarão em frente ao Edifício Delta, na Avenida João Gualberto, às 14 horas desta quinta-feira, para a rodada de negociações. “Depois desta mesa de negociação, será feita uma assembleia, quando será decidido se os servidores voltam ou não ao local de trabalho”, explica.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna