continua após a publicidade
  Foto: Julio Covello-SECS

Os manifestantes reivindicavam, entre outras coisas, a jornada de 30 horas semanais para a categoria.

Em manifestação na manhã desta segunda-feira (31), em frente ao Palácio das Araucárias, em Curitiba, servidores da saúde pública das diversas regiões do Paraná lembraram um ano desde que o governo Requião iniciou os descontos nos salários em retaliação à luta pela jornada de 30 horas.

O objetivo dos manifestantes era estabelecer uma agenda de negociações com os secretários da Saúde e da Administração. Os servidores exigiam o reconhecimento das jornadas de trabalho da saúde, concurso público, recomposição dos salários, além do reajuste da GAS e o pagamento da GAS aos aposentados, entre outras reivindicações.

De acordo com o site do sindicato da categoria, o Sind Saúde Paraná, a grande meta é a elaboração de um Plano de Carreiras exclusivo para a área da saúde. O PCCS da Saúde segundo a entidade pode resolver problemas funcionais de diversos servidores e regulamentar as jornadas de 20 e 30 horas.

continua após a publicidade

No site da Agência Estadual de Notícias, o Governo se defende alegando que muitos servidores possuem opinião contrária a defendida pelo Sindicato. Citando como exemplo, o Governo Estadual colocou algumas opiniões, como a do médico otorrinolarringologista Francisco Xavier que acredita que o Governo do Estado tem melhorado as condições dos funcionários. Citada também foi a agente de execução Técnica Administrativa da 2.º Regional de Saúde, Sônia Bezerra Tavares Pita, que também elogiou as ações voltadas para a melhoria nos rendimentos dos funcionários da Saúde.

Com relação a promoção de quadro geral do nível superior por tempo de serviço, o Governo do Estado informou que pelos cálculos da Secretaria da Saúde, cerca de 3 mil funcionários serão beneficiados somente na saúde.

continua após a publicidade

Não conseguimos contato com o Sindicato para comentar estas declarações.