Funcionários da Justiça Federal do Paraná paralisaram as atividades ontem por duas horas em prol da aprovação do projeto de lei (PL) 6613/2012, que visa equiparar os salários dos servidores do Poder Judiciário com os salários do Legislativo e Executivo. A mobilização, que ocorreu no começo da tarde, segue recomendação da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público (Fenajufe). Já está prevista uma parada de 24 horas na semana que vem.
O coordenador geral do Sindicato dos Servidores da Justiça Federal e Tribunal Regional Eleitoral (Sinjuspar), Jair Aparecido do Nascimento, explica que o PL 6613 está na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara Federal há dois anos, mas ainda não foi marcada sessão para apreciação. Segundo ele, a falta de reajuste causa evasão de pessoal. “A evasão chegou a 20% nos últimos três anos, segundo cálculos do Supremo Tribunal Federal (STF). Esse pessoal acaba fazendo concursos para outros órgãos, principalmente do Legislativo e do Executivo, já que a média salarial deles é maior”, explica.
Os servidores reivindicam um reajuste médio de 56%, que pode ser pago em várias parcelas. “Não temos mais data-base e estamos desde 2006 sem reajuste. Nossa carreira já foi boa e bem remunerada, mas ultimamente fomos colocados em segundo plano”, comenta o sindicalista.
Os funcionários sindicalizados do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) não aderiram ao protesto.