Foto: Lucimar do Carmo/O Estado |
Logo cedo, as pessoas já formavam longas filas para tirar documentos e obter informações. continua após a publicidade |
Facilitar o acesso de pessoas carentes a serviços de utilidade pública. Com esse objetivo, a Prefeitura de Piraquara, em parceria com o governo do Estado, promoveu ontem a segunda edição do projeto Ação Cooperar no município. Das 9h às 17h, no Colégio Municipal Heinrich de Souza, localizado no bairro Guarituba, foram disponibilizados à população, de forma gratuita, uma série de benefícios.
Logo cedo, as pessoas já formavam fila para cortar cabelo, fazer carteira de identidade, carteira de motorista, obter informações sobre a tarifa social disponibilizada pela Sanepar, saber mais sobre o programa Luz Fraterna desenvolvido pela Copel, ter acesso a serviços de Defensoria Pública, receber informações sobre primeiro emprego e sobre questões ligadas ao meio ambiente, através de palestras proferidas por técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).
"O bairro Guarituba é uma área de ocupação irregular, onde vivem pessoas bastante carentes, que necessitam de serviços públicos. Através do Ação Cooperar, queremos promover uma melhoria imediata da qualidade de vida da população", explicou o coordenador técnico do projeto, José Alberto de Campos, que é funcionário da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar).
Durante todo o dia, passaram pelo colégio cerca de 5 mil pessoas. Para as crianças, foi montada uma estrutura de parque infantil e todos os participantes do evento participaram do sorteio de prêmios, entre eles três fogões.
População
A cozinheira Elenir Silva Novaes e o motorista José Zanão viram no projeto uma oportunidade de oficializar uma união que já dura 18 anos. Ontem, eles compareceram ao colégio para se casar. "Casar é bastante caro e isso sempre nos impediu de oficializar nossa união. Agora, poderemos fazer isso e dar um melhor exemplo a nossos três filhos", afirmaram.
Enquanto alguns se casavam, outros se divorciavam. Era o caso do caseiro Alaor Garcia. Ele valorizou a iniciativa da Prefeitura e do governo do Estado em promover o Ação Co-operar. "O projeto beneficia a comunidade, pois faz com que os serviços públicos se tornem de acesso mais rápido. A burocracia é eliminada", declarou.