O Sistema de Vigilância de Óbitos Infantis do Paraná, da Secretaria Estadual da Saúde, foi premiado na II Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças. O evento foi realizado na semana passada, em Fortaleza, pelo governo federal. O serviço paranaense concorreu com cerca de 200 projetos nacionais, que se destacaram no período 2001/2002 pelos resultados alcançados em atividades relevantes para a saúde pública. Oito trabalhos foram premiados pelo Ministério da Saúde.
Este é o segundo prêmio que o Paraná ganha nesta área. Em novembro de 2001, o trabalho Experiência de Vigilância Sindrômica das Doenças Ictero-Febris, realizado pelo Departamento de Doenças Imunopreveníveis da Secretaria Estadual da Saúde, foi premiado em Brasília durante a I Mostra Nacional.
“Neste ano, o nosso trabalho foi apresentado na seção Inovações dos Sistemas de Informação em Saúde e foi o que mais gerou interesse entre os 740 participantes, já que é aplicável a qualquer estado do País”, disse Nereu Henrique Mansano, diretor do departamento de Vigilância e Pesquisa da Secretaria Estadual da Saúde.