A prefeitura de Curitiba abrirá na sexta-feira as propostas de preço das empresas habilitadas para a licitação do Serviço Funerário Municipal. A abertura dos envelopes será feita pela Comissão Especial de Licitação do Serviço Funerário Municipal, às 14h, no auditório da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, na Avenida Manoel Ribas, 2727.
A data da abertura da 2.ª fase da licitação foi publicada no Diário Oficial do Município no sábado. Na mesma publicação, a Comissão informa o resultado dos recursos administrativos e impugnações da fase de habilitação. Das 53 empresas concorrentes, continuam na disputa 23 funerárias paranaenses e de Santa Catarina.
Transparência
A concorrência é inédita. Pela primeira vez o município faz licitação para escolher empresas que atenderão o Serviço Funerário em Curitiba. “Queremos maior transparência e qualidade no atendimento”, diz o secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto.
A licitação é do tipo maior oferta de pagamento ao município. O percentual mínimo é de 5% sobre o faturamento bruto mensal da empresa. O valor foi determinado a partir de cálculos dos custos que o município tem para arcar com os sepultamentos de pessoas carentes e indigentes, como construção de gavetas mortuárias, exumações e armazenamento, entre outros serviços.
As 21 empresas que atualmente prestam o serviço têm a permissão de trabalho há mais de 12 anos. O Serviço Funerário Municipal foi criado em 1974 e regulamentado em 1987.