Uma seringueira de grande porte, com risco de queda, será removida neste sábado (15) do pátio de entrada do clube Círculo Militar, no Centro de Curitiba. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente autorizou o corte para evitar a queda e preservar a segurança de funcionários e freqüentadores do clube. A árvore, de 15 metros, fica ao lado da guarita e se prolonga para a via pública, pondo em risco também os pedestres.

continua após a publicidade

Nas vistorias, foi constatado o comprometimento do tronco, que está partido. A copa volumosa da árvore corre risco de cair tanto dentro do pátio como na calçada. Técnicos do Meio Ambiente vêm acompanhado a árvore desde setembro, quando foi solicitado o corte. Na tentativa de adiar a remoção, a diretoria do Círculo Militar amarrou os galhos com cabos de aço.

“Não dá mais para protelar, principalmente porque o volume de chuva vem aumentando e pode trazer algum efeito sobre a árvore”, diz o engenheiro agrônomo responsável pelas vistorias Marcos de Sá. A estimativa é de que a seringueira tenha quase 40 anos. A remoção será feita pelo clube já que a árvore está em área particular. Para compensar o corte, a Prefeitura exigiu o plantio de outras árvores de espécies nativas.

continua após a publicidade