Começou nesta segunda-feira (12), no Cietep, em Curitiba o treinamento de técnicos de ensino de 21 Departamentos Regionais do Senai espalhados pelo Brasil sobre um novo produto do mercado nacional de educação profissional. Desenvolvido em parceria com o Centro de Elaboração dos Meios de Ensino do Quebec (CEMEQ), do Canadá, Departamento Nacional do Senai e Sindicato das Empresas de Reparação de Veículos (Sindirepa) do Paraná, os sete módulos semipresenciais (a distância e presencial) de Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional em Mecânica Automotiva do Senai Paraná serão ofertados a estudantes de todo o país após a conclusão do treinamento dos técnicos.
"O material foi construído sobre uma metodologia canadense e a partir das competências definidas por um comitê técnico setorial", explicou Joacir Gomes, da equipe técnica do Senai Paraná que orienta até esta quinta-feira (15) os professores dos 21 Departamentos Regionais. Participam do treinamento docentes do Senai Paraná (Cascavel, Londrina e Foz do Iguaçu), Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Ceará, Piauí, Alagoas, Sergipe, Maranhão, Paraíba, Amazonas, Acre e Rondônia.
Estes professores já estiveram em Curitiba no ano passado em treinamento para os módulos de Freios e Eletroeletrônica Veicular. Desta vez, eles trabalham sobre os módulos de Motor e Gerenciamento Eletrônico do Motor.
Desde 2002
A parceria entre o Senai Paraná e o CEMEQ teve início em 2002. O trabalho conjunto viabilizou o desenvolvimento dos módulos que, através do novo convênio, passam a ser oferecidos ao mercado. No total, os cursos somam 559 horas. São eles: Eletroeletrônica Veicular, Freios, Gerenciamento Eletrônico do Motor, Motor, Suspensão e Direção, Transmissão Convencional e Transmissão Automática.
Uma das vantagens é a redução do custo. Os módulos semipresenciais chegam a custar até 2/3 menos que um curso tradicional. Os valores variam, pois empresas filiadas ao Sindirepa-PR, por exemplo, ainda têm direito a desconto.
A atualidade das informações é outra característica importante. "Para uma ocupação que está em constante processo de inovação, essa é uma ferramenta top de linha", afirmou Joacir Gomes.
"Além disso, é preciso enaltecer também a qualidade do material produzido, que permite a interação do aluno", destacou o empresário Wilson Bill, vice-presidente do Sindirepa-PR, entidade que representa cerca de 15 mil empresas que geram em torno de 90 mil empregos diretos em todo o Paraná.
Segundo ele, a possibilidade de transformar oficinas mecânicas em salas de aula do Senai também reforça a importância do projeto. "Essa ferramenta pode ser adequada a diversos cenários. Essa é uma característica muito importante", destacou.
"Este material faz parte de um trabalho inédito que o Senai Paraná vem desenvolvendo para apoiar a formação de mão-de-obra para o setor automotivo", concluiu Gomes. O trabalho é reconhecido e validado pelo Sindirepa e Associação Brasileira das Reparadoras Independentes de Veículos (Abrive).