Senai Paraná conquista 11 medalhas na Olimpíada do Conhecimento

O Paraná conquistou na Olimpíada do Conhecimento 2008 o melhor resultado da sua história, com 11 medalhas, sendo duas de ouro, seis de prata e três de bronze. No último domingo (17), em Curitiba, na última fase da etapa nacional da competição, a equipe paranaense subiu ao pódio seis vezes, com cinco medalhas de prata e uma de bronze. “Foi o melhor desempenho da história do SENAI Paraná na competição, o que mostra que estamos em constante evolução”, considerou João Barreto Lopes, diretor do SENAI Paraná.

Esta foi a 5.ª edição da Olimpíada do Conhecimento, maior competição de educação profissional das Américas. Este ano, a Olimpíada foi realizada nos três Estados do Sul. Em Porto Alegre (RS), em julho, o Paraná conquistou três medalhas, sendo uma de ouro, uma de prata e uma de bronze. Em Blumenau (SC), em junho, os alunos do SENAI Paraná conquistaram duas medalhas, uma de ouro e uma de prata.

Na etapa de Curitiba, o SENAI Paraná foi prata em Mecânica de Automóveis, Instalação e Controle de Processos, Mecânica Diesel Veicular, Jardinagem e Instalação Hidráulica e a Gás. A medalha de bronze foi conquistada na modalidade Tecnologia de Informação.

A cerimônia de encerramento e premiação foi marcada por forte emoção e por uma grande festa que tomou o auditório do Cietep, ocupado por cerca de 1.000 pessoas na noite do último domingo (17).

 “A Olimpíada do Conhecimento 2008 foi a maior e a mais longa de todas, com o maior número de participantes. Isto porque foi realizada nos três Estados do Sul. Em Curitiba, foi a mais técnica e inovadora. Aqui, a Olimpíada foi um sucesso de criatividade e inovação”, afirmou o diretor-geral do SENAI Nacional, José Manuel de Aguiar Martins.

“Educação se faz pelo exemplo. E os alunos do SENAI são exemplos para a juventude brasileira. Na Olimpíada do Conhecimento do SENAI, todos são campeões”, disse o presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Rodrigo da Rocha Loures.

Medalhistas – Prata em Instalação Hidráulica e a Gás, o curitibano Bruno Pionkevicz de Souza, de 19 anos, representou o Estado na modalidade pela primeira vez. “Como o Paraná jamais havia disputado esta ocupação, o treinamento foi bastante tumultuado. Por isso, acho que o professor foi o maior responsável por esta medalha”, declarou o medalhista, que já está com o foco no Mundial – o World Skills, que será disputado em setembro de 2009, no Canadá. “Agora, vou treinar para o internacional”, disse ele, que levou toda a família para assistir a cerimônia de premiação.

“Estou muito orgulhosa porque os últimos meses foram um grande desafio para ele. Quando anunciaram o nome dele, o coração veio à boca. Estou muito feliz”, comentou Doriane Pionkevicz de Souza, mãe do medalhista. Além dela, o pai, a avó, o avô, a irmã, o irmão e a tia estavam no Cietep para comemorar a medalha de prata de Bruno.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna