Sempr completa seis anos de atividades e ganha sede própria

O Serviço de Endocrinologia e Metabologia (Sempr) do Hospital de Clínicas (HC), veiculado à Universidade Federal do Paraná (UFPR), está completando hoje seis anos de atividade. As comemorações foram realizadas ontem, com a presença do reitor da UFPR, Carlos Augusto Moreira Júnior, e o diretor-geral do HC, Giovanni Loddo. Durante o evento, foi anunciado que o Sempr terá sede própria no ano que vem, o que permitirá a ampliação do atendimento.

O centro faz 30 mil consultas médicas e 800 atendimentos hospitalares por ano. Possui 19 ambulatórios semanais que atendem pacientes com doenças como diabetes, osteoporose, obesidade, problemas da tireóide e hipófise, além de outros distúrbios hormonais. O chefe do serviço médico, César Luiz Boguszewski, explica que a unidade é a única da rede pública de saúde em Curitiba a oferecer o exame de densitometria óssea, que faz parte do acompanhamento da osteoporose. O Sempr também atende doenças com incidência baixa, mas que possuem despesas elevadas, como a acromegalia (um tumor na hipófise), cujo tratamento custa R$ 5 mil por mês.

A aquisição de uma casa, perto do HC, para a instalação do serviço foi necessária para ampliar o número de atendimentos. Nas novas instalações, estão previstas reformas e a construção de outro prédio. O custo será de R$ 600 mil e, por isso, o serviço está procurando parceiros para alcançar essa meta. Boguszewski espera um crescimento de, no mínimo, 25% dos atendimentos quando a estrutura mudar de lugar.

A nova sede vai auxiliar as pesquisas clínicas, que promovem testes para novos remédios e tratamentos, realizadas pelo Sempr. Vinte estão em andamento e fazem parte de estudos internacionais. A unidade conta com 30 profissionais, entre professores, médicos, nutricionistas e atendentes.

Serviço: Mais informações no telefone (41) 3360-7876 ou no site www.sempr.org.br.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo