continua após a publicidade

A Biogastronomia é um conceito de alimentação pura que leva em conta a energia dos alimentos e, nos últimos anos, vem ganhando um número cada vez maior de adeptos em todo o mundo.

Segundo a consultora de alimentos orgânicos Nadia Helena Cozzi, de São Paulo, a Biogastronomia foi criada em meados da década de trinta, pelo filósofo japonês Meisho Sama, que foi quem desenvolveu o conceito da agricultura pura.

Seus adeptos não eliminam nada de seus cardápios, mas se preocupam com a alimentação desde a semente que dá origem ao alimento, a terra em que ela é plantada até a forma de preparo e servir. "Tudo isso gera um acúmulo de energia nos alimentos, resultando em benefícios à saúde, melhorando a intuição e a percepção das coisas", explica Nadia.

continua após a publicidade

Quem adota a Biogastronomia geralmente só compra produtos orgânicos, livres de agrotóxicos, radiações e não transgênicos. "O segundo passo é colocar sentimentos no momento do preparo dos alimentos, preparando-os com amor. Depois, é preciso ter carinho na hora de servir, preparando uma mesa bonita, mesmo que simples, e bem cuidada", comenta.

No que diz respeito a carnes, os adeptos do conceito preferem consumir o alimento de produtores que não dão ração com agrotóxicos nem promotores de crescimento aos animais.

continua após a publicidade

Serviço: Nadia Helena Cozzi participará de um seminário sobre Biogastronomia, nos próximos dias 20 e 21, na D?lirius Casa de Arte (Rua São Sebastião, 397, Ahu), em Curitiba. O seminário será realizado das 10h às 17h e tem custo de R$ 80,00. Mais informações: (41) 9164-2357 ou 9199-0514.