A Semana Santa rendeu para os supermercados e peixarias que apostaram alto na venda de peixes nesse feriado. O setor vendeu em média 20% a mais em relação ao restante do ano, mas teve estabelecimento que conseguiu números mais expressivos. É o caso do Pescados São José, no Mercado Municipal.
Segundo Kielvim Alberti, gerente da casa, o movimento aumentou cerca de 60% na última semana. “Sempre esperamos aumento considerável nas vendas, mas neste ano vendeu bem mais do que esperávamos”, diz o comerciante.
Apesar do movimento maior, as peixarias não aumentam o preço durante a semana mais movimentada do ano. E após a sexta-feira santa, dia que há consumo maior de peixe por questões religiosas, o valor do quilo do produto também não cai. “Apesar de muitos acharem que os preços sobem na Semana Santa, nada disso acontece. Os preços permanecem os mesmos”, diz.
O movimento também não cai nas peixarias após a sexta-feira santa. De acordo com Rodrigo Silva, funcionário da Peixaria Santa Clara, também no Mercado Municipal, as vendas continuam boas até amanhã. “Não existe queda. A procura continua quase a mesma. Acho que o pessoal respeita até o fim da Semana Santa.
Churrasco em alta
Apesar do consumo de peixe ser alto nesse feriado santo, também tem muita gente que, após o fim da Quaresma e passada a sexta-feira santa, corre aos açougues para agilizar o churrasco.
“No sábado de Aleluia e no domingo de Páscoa temos aumento médio de 20% nas vendas”, diz Dielson Schilipacke, da Casa de Carnes Pé de Boi, no Mercado Municipal. “E não é só carne bovina que é procurada pelos clientes. Também vendemos peças de cabrito, leitão e cordeiro. Tem gente que até compra na sexta-feira santa pra dar tempo de preparar pro fim de semana”, diz.
Veja na galeria de fotos os peixes.