Semana Nacional do Trânsito começa na quinta em Londrina

A Prefeitura de Londrina, por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Secretaria de Educação e Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), realiza de 18 a 25 deste mês a  Semana Nacional do Trânsito. Esse ano, o tema é “A Criança no Trânsito” e tem o objetivo sensibilizar mães, pais e educadores para a adoção de ações que promovam a segurança.  A Cerimônia de abertura será nesta quinta-feira (18) a partir das 9h na Escola Prática Educativa de Trânsito do DER, que fica na rua Castanheira, nº 175, no Jardim Leonor.
 
De acordo com a relações públicas da CMTU, Juliana Barbosa, o tema deste ano foi definido baseado nas estatísticas do trânsito. “O Denatran [Departamento Nacional de Trânsito] detectou que o trânsito é a principal causa de mortes por acidentes envolvendo crianças de até 14 anos”, destacou. Ainda segundo ela, os municípios não eram obrigados a trabalhar a temática, mas a CMTU gostou do desafio.
 
Juliana Barbosa disse que a criança está mais vulnerável no trânsito no embarque e no desembarque, sobretudo nas escolas, uma vez que ela pode atravessar no meio dos carros. Ainda segundo ela, há uma parceria entre a CMTU e a Escola do Trânsito, para orientar as crianças das escolas municipais. “Diariamente eles recebem alunos da 3ª e 4ª séries para dar dicas de segurança sobre o trânsito”, informou.
 
Para a relações públicas, o adulto é o principal responsável pela proteção da criança. “O motorista precisa se conscientizar que a criança de até 10 anos, deve ir no banco de trás, além do bebê usar a cadeirinha.” Aproximadamente 30 entidades participam da organização. “Como o nosso foco é a criança, montamos uma programação mais lúdica”, disse.
 
Ainda de acordo com ela, uma das principais propostas é orientar os educadores da rede municipal de ensino sobre as necessidades de trabalhar o tema com as crianças. “Além disso, assim como no ano passado, durante um período, as multas de trânsito de classificação média ou leve poderão ser trocadas por palestras educativas”, ressaltou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna