Com o lema “Dê preferência à vida”, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) abriu ontem a Semana Nacional de Trânsito. Até o dia 25 serão realizadas diversas ações em Curitiba e em outros 96 municípios do Paraná que possuem Ciretrans. Por meio de ações como blitze educativas para motoristas e pedestres, o Detran espera estimular a população a respeitar as leis de trânsito e a contribuir para reduzir os índices de acidentes e mortes no trânsito.

De acordo com o diretor do Detran, Marcelo Almeida, a mudança nesse panorama só será possível através da educação, principalmente se for trabalhada entre crianças e jovens que são os futuros motoristas. Mas Almeida enfatiza que a questão trânsito vai muito além do cumprimento da legislação ou aplicação de multas aos motoristas, “pois o direito de ir e vir é dos motoristas, dos ciclistas, dos pedestres, dos deficientes, enfim, de todo cidadão”.

Para o secretário da Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari, a situação do trânsito é uma questão que envolve não só a segurança pública mas também a redução de custos do Estado. “Temos que pensar que os acidentes também geram prejuízos”, disse. Ele destacou que os principais fatores geradores de ocorrências de trânsito são o excesso de velocidade e a embriaguez ao volante, duas situações que podem ser evitadas. O secretário garantiu que serão intensificadas blitze em locais e horários estratégicos para tentar coibir essas práticas.

Ações

A programação da Semana Nacional de Trânsito na capital vai envolver diversos órgão, como Diretran, Batalhão da Polícia de Trânsito (Bptran), Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e Prefeitura. Pedestres e motoristas serão abordados em cruzamentos, parques e praças de Curitiba e receberão orientações sobre a importância de respeitar os limites de velocidade, usar cinto de segurança e não falar ao celular enquanto dirige. Também serão entregues materiais educativos com instruções específicas para motoristas de veículos leves e pesados e motociclistas.

À noite, serão realizadas blitze em frente a bares e boates com o objetivo de alertar os freqüentadores dos perigos de dirigir depois de beber. Para as crianças haverá atividades recreativas amanhã e domingo, das 14h às 17h, no Parque Barigüi. Elas aprenderão a atravessar a rua, usar a faixa de pedestres, ter atenção à sinalização e a andar de bicicleta sem correr perigo, tudo por meio de brincadeiras e jogos educativos. Os trinta cruzamentos considerados mais perigosos de Curitiba e onde ocorrem mais acidentes, também serão sinalizados para chamar a atenção dos motoristas.

Detran sinaliza os cruzamentos mais perigosos

Em comemoração à Semana Nacional de Trânsito, o Detran está sinalizando os 30 cruzamentos de Curitiba onde ocorre o maior número de acidentes e mortes no trânsito. Eis a relação: Sete de Setembro/ Mariano Torres, Sagrado Coração/ Izaac Pereira da Cruz, Av. Silva Jardim/ Cons. Laurindo, Com. Franco/ Dr. Alcides Vieira Arcoverde, Visconde de Guarapuava/ Des. Westphalen, Marechal Floriano Peixoto/ Sete de Setembro, Juscelino K. de Oliveira/ Raul Pompéia, Visconde de Guarapuava/ Alferes Poli, Mariano Torres/ Nilo Cairo, S. Bernadethe/ Eduardo Carlos Pereira, Visconde de Guarapuava/ Tibagi, João Chede/ José Rodrigues Pinheiro, Marechal Floriano Peixoto/Visconde de Guarapuava, Visconde de Guarapuava/ Coronel Dulcídio, Visconde de Guarapuava/ João Negrão, Visconde de Guarapuava/ Dr. Faivre, Izaac Pereira da Cruz/ Tijucas do Sul, José de Alencar/ XV de Novembro, Pres. Getúlio Vargas/ Buenos Aires, Pres Kennedy/ República Argentina, Vitor Ferreira do Amaral/Rod. BR-116, Visconde de Guarapuava/ Francisco Torres.

Ruas com maior número de atropelamentos: Mal. Floriano Peixoto, República Argentina, Sete de Setembro, Izaac Ferreira da Cruz, Des. Cid Campêlo, Comendador Franco, Iguaçu, Francisco Derosso, Winston Churchill, Marechal Deodoro, Juscelino Kubitschek de Oliveira.

continua após a publicidade

continua após a publicidade