Semana do Trânsito pede que se dê preferência à vida

Com o lema “Dê preferência à vida”, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) abriu ontem a Semana Nacional de Trânsito. Até o dia 25 serão realizadas diversas ações em Curitiba e em outros 96 municípios do Paraná que possuem Ciretrans. Por meio de ações como blitze educativas para motoristas e pedestres, o Detran espera estimular a população a respeitar as leis de trânsito e a contribuir para reduzir os índices de acidentes e mortes no trânsito.

De acordo com o diretor do Detran, Marcelo Almeida, a mudança nesse panorama só será possível através da educação, principalmente se for trabalhada entre crianças e jovens que são os futuros motoristas. Mas Almeida enfatiza que a questão trânsito vai muito além do cumprimento da legislação ou aplicação de multas aos motoristas, “pois o direito de ir e vir é dos motoristas, dos ciclistas, dos pedestres, dos deficientes, enfim, de todo cidadão”.

Para o secretário da Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari, a situação do trânsito é uma questão que envolve não só a segurança pública mas também a redução de custos do Estado. “Temos que pensar que os acidentes também geram prejuízos”, disse. Ele destacou que os principais fatores geradores de ocorrências de trânsito são o excesso de velocidade e a embriaguez ao volante, duas situações que podem ser evitadas. O secretário garantiu que serão intensificadas blitze em locais e horários estratégicos para tentar coibir essas práticas.

Ações

A programação da Semana Nacional de Trânsito na capital vai envolver diversos órgão, como Diretran, Batalhão da Polícia de Trânsito (Bptran), Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e Prefeitura. Pedestres e motoristas serão abordados em cruzamentos, parques e praças de Curitiba e receberão orientações sobre a importância de respeitar os limites de velocidade, usar cinto de segurança e não falar ao celular enquanto dirige. Também serão entregues materiais educativos com instruções específicas para motoristas de veículos leves e pesados e motociclistas.

À noite, serão realizadas blitze em frente a bares e boates com o objetivo de alertar os freqüentadores dos perigos de dirigir depois de beber. Para as crianças haverá atividades recreativas amanhã e domingo, das 14h às 17h, no Parque Barigüi. Elas aprenderão a atravessar a rua, usar a faixa de pedestres, ter atenção à sinalização e a andar de bicicleta sem correr perigo, tudo por meio de brincadeiras e jogos educativos. Os trinta cruzamentos considerados mais perigosos de Curitiba e onde ocorrem mais acidentes, também serão sinalizados para chamar a atenção dos motoristas.

Detran sinaliza os cruzamentos mais perigosos

Em comemoração à Semana Nacional de Trânsito, o Detran está sinalizando os 30 cruzamentos de Curitiba onde ocorre o maior número de acidentes e mortes no trânsito. Eis a relação: Sete de Setembro/ Mariano Torres, Sagrado Coração/ Izaac Pereira da Cruz, Av. Silva Jardim/ Cons. Laurindo, Com. Franco/ Dr. Alcides Vieira Arcoverde, Visconde de Guarapuava/ Des. Westphalen, Marechal Floriano Peixoto/ Sete de Setembro, Juscelino K. de Oliveira/ Raul Pompéia, Visconde de Guarapuava/ Alferes Poli, Mariano Torres/ Nilo Cairo, S. Bernadethe/ Eduardo Carlos Pereira, Visconde de Guarapuava/ Tibagi, João Chede/ José Rodrigues Pinheiro, Marechal Floriano Peixoto/Visconde de Guarapuava, Visconde de Guarapuava/ Coronel Dulcídio, Visconde de Guarapuava/ João Negrão, Visconde de Guarapuava/ Dr. Faivre, Izaac Pereira da Cruz/ Tijucas do Sul, José de Alencar/ XV de Novembro, Pres. Getúlio Vargas/ Buenos Aires, Pres Kennedy/ República Argentina, Vitor Ferreira do Amaral/Rod. BR-116, Visconde de Guarapuava/ Francisco Torres.

Ruas com maior número de atropelamentos: Mal. Floriano Peixoto, República Argentina, Sete de Setembro, Izaac Ferreira da Cruz, Des. Cid Campêlo, Comendador Franco, Iguaçu, Francisco Derosso, Winston Churchill, Marechal Deodoro, Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo