Depois de uma semana com temperaturas amenas e chuva, a população terá que tirar os casacos, toucas e luvas do armário. As temperaturas caem em praticamente todo o Estado. Há previsão de geada para hoje e amanhã nas regiões central, sul, sudoeste e Região Metropolitana de Curitiba. A mínima esperada para Curitiba é de 4 graus e, em Guarapuava, os termômetros devem marcar um grau negativo. Mas a partir de quarta-feira as temperaturas sobem um pouco.

continua após a publicidade

Hoje e amanhã os curitibanos devem enfrentar frio bem próximo do registrado em 30 de junho: A temperatura chegou a 3 graus, a menor do ano. Em Guarapuava vai fazer mais frio ainda. Para amanhã são esperados 2 graus. Em Ponta Grossa os termômetros devem marcar 3 graus nos dois dias. Cascavel também deve sofrer com o frio, hoje deve fazer 3 graus e amanhã 4. Já em Londrina a situação é mais confortável: a cidade deve registrar 8 graus hoje e 7 amanhã.

Ar frio e seco

A mudança no clima se deve à chegada de massa de ar frio e seco vinda da região central da Argentina, deixando a atmosfera mais estável em todo o sul do País. O centro mais frio da massa polar já chegou ao Paraná derrubando as temperaturas. Há grande possibilidade de formação de geada de intensidade moderada a forte entre as regiões central, sul e sudoeste do Estado e fraca no norte paranaense. Em Curitiba e Região Metropolitana, assim como no oeste do Estado, as geadas previstas são de intensidade fraca a moderada.

Depois de dois dias de muito frio, as temperaturas voltam a subir gradativamente. A massa de ar frio começa a se deslocar para o oceano. Em Curitiba e Ponta Grossa na quarta-feira a mínima fica em 9 graus.

continua após a publicidade

Os curitibanos que esperavam mais chuva para acabar com o racionamento, terão que esperar pelo menos mais alguns dias. No fim da semana existe a possibilidade de instabilidade.