Equipes da Secretaria Antidrogas Municipal estarão na praça Rui Barbosa nesta quinta-feira, das 9h às 17h, para levar à população informações sobre prevenção contra as drogas. Os interessados poderão ter orientações com psicólogos que atuam nos Centros de Atendimento Psicossocial (Caps). A ação faz parte da segunda Semana Antidrogas de Curitiba, que vai até domingo (27), com atividades nas nove regionais.
“Na primeira edição da Semana Antidrogas, no ano passado, três dependentes procuraram nossa ajuda espontaneamente e aceitaram ser encaminhados para tratamento. Ficamos satisfeitos e esperamos poder ajudar um número ainda maior de pessoas neste ano”, diz o secretário Antidrogas Municipal, Nazir Abdalla Chain.
“Além dos dependentes, recebemos neste tipo de ação desde crianças acompanhadas pelos pais até pessoas de mais idade, que procuram informações sobre como identificar se há algum usuário dentro de casa e como lidar com a situação”, afirma.
Nesta quinta-feira, às 9h, no auditório da Matriz, o secretário fará a abertura da palestra Papo Legal com a Galera, com orientações para estudantes do ensino médio do Colégio São José.
A programação da Semana Antidrogas na Rui Barbosa continuará com demonstrações dos cães treinados para farejar e localizar drogas do projeto Cão Amigo. As apresentações ocorrerão às 10h, 14h e 16h.
O ônibus do programa Caravana do Bem será levado à praça. O veículo foi todo adaptado para a realização do programa, que oferece oficinas culturais para jovens nas áreas mais violentas da cidade.
O público que passar pela praça também poderá conhecer as atividades do programa Comunidade Escola, que oferece atividades esportivas e culturais nas escolas municipais aos sábados e domingos.
Como atividade recreativa, haverá jogos de mesa. Serão distribuídos folders com informações sobre os programas da Secretaria Antidrogas Municipal e cartilhas ilustradas com dicas de prevenção.
A programação da Semana Antidrogas de Curitiba tem a participação das secretarias municipais da Saúde, da Educação, do Abastecimento e da Fundação de Ação Social.