Outro problema da Estrada da Ribeira que incomoda os moradores de Colombo são os semáforos instalados próximo ao terminal de ônibus do Maracanã. A prefeitura da cidade instalou dois semáforos para que os pedestres pudessem atravessar a rua com mais segurança, no entanto, eles nunca funcionaram. Dona Antônia da Silva, 65 anos, tem um comércio na região e disse que vê atropelamentos todos os dias. Segunda ela, os acidentes acontecem porque o movimento do trânsito é intenso e não tem nada que segure a velocidade dos motoristas.
Diego Maschiu, gerente de um posto de gasolina que fica na Estrada da Ribeira, revela que na BR-476 acontece até disputa de racha: ‘Sempre acontece, principalmente a noite e nos finais de semana. O pessoal aproveita que o asfalto está liso, que não tem radar e nem lombadas’, conta.
Responsabilidade
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Colombo, toda a sinalização da rodovia é de responsabilidade do DNIT porque se trata de uma estrada federal. Conforme a prefeitura, o município ficou responsável apenas pelos semáforos. Sobre eles, a assessoria informa que depois da instalação ‘houve alguns contratempos que atrasaram o funcionamento’. A previsão da prefeitura é de que até o final deste mês os semáforos estejam operando normalmente.