Um grupo com cerca de 400 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupou ontem a Fazenda Rimafra, na região de São João do Oeste, distante cerca de 20 quilômetros de Cascavel. Segundo a Polícia Militar local, que acompanhou a entrada dos sem terra na fazenda, a invasão foi pacífica.

continua após a publicidade

Os sem terra alegam que escolheram a propriedade por estar em pendência com bancos. Segundo a militante que comanda a ocupação, Nilda Ramos Barbosa, 285 dos 385 alqueires da fazenda devem ir a leilão. Os quinze homens do grupo encarregados de fazer a guarda da montagem do acampamento não estavam armados, o que fez a polícia sair do local ao final do dia. Os sem terra também disseram que não queriam nenhum dos maquinários da fazenda, apenas a terra.

Reintegração

O caseiro da sede da fazenda negou a afirmação dos trabalhadores sem terra, dizendo que não há qualquer pendência do proprietário da fazenda, Sony Ruza, com bancos. Ruza, que é também dono da rede de supermercados Rimafra, mora em Toledo. Ele não foi localizado ontem para comentar as informações repassadas pelos sem terra, mas uma pessoa ligada à família informou que ainda hoje o proprietário deve entrar com pedido de reintegração de posse da terra.

continua após a publicidade