A tradicional novena no Santuário Nossa Senhora do Carmo, em Curitiba, teve participantes diferentes ontem. Cachorros de todos os portes, passarinhos e papagaios ficaram ao lado de seus donos que assistiram à missa. Depois, os animais foram abençoados, lembrando o dia de São Francisco de Assis, celebrado na última segunda-feira. Os bichinhos se comportaram, mesmo ficando ao lado de outros animais desconhecidos. Não houve nem latido ou qualquer manifestação na hora da benção.
O casal Tadeu e Thereza Banaszeski levaram os seus dois cachorros, Soto e Kim, da raça Akira, para a benção. Os dois chamaram a atenção pela beleza, porte e como se comportaram durante toda a missa. “Todo ano nós trazemos os dois”, conta Thereza. Os dois estão tão integrados à rotina do casal que os cães acordam os donos batendo na janela assim que passa um pouco do horário normal de levantar.
A família de Iracema Segobia levou as cachorrinhas Linda, Lili e Tendi pela primeira vez na benção dos animais no santuário. “Depois eu venho trazer mais um cachorro e um gato”, comentou Iracema. Para ela, os animais são amigos verdadeiros, ainda mais Lili, que fica com ela o dia inteiro. “Esta é minha amigona para tudo”, afirma. Os poodles Nick e Meg também foram abençoados. “Eles fazem parte da família como se fossem meus filhos”, conta Luciana Tavares, que participa da novena no santuário todas as quartas-feiras e aproveitou para levar seus mascotes ontem.
O padre Luiz Alberto Kleina, reitor do Santuário Nossa Senhora do Carmo, explica que a benção acontece há oito anos, sempre com grande participação da comunidade. “O objetivo é conscientizar as pessoas que todas são responsáveis por estas criaturas”, declara. Além dos animais domésticos, alguns fiéis já levaram cavalos para a benção.