A Secretaria de Estado da Educação (Seed) iniciou ontem a temporada de matrículas em escolas da rede estadual para alunos de 5.ª a 8.ª séries do ensino fundamental, do 1.º ano do ensino médio, além de alunos de 1.ª a 4.ª séries em escolas administradas pela rede. Os pais terão até o próximo dia 12 para efetivar as matrículas nas escolas designadas pelo Estado. A secretaria garante que não haverá falta de vagas e nem filas durante o período.

continua após a publicidade

Conforme explica a coordenadora de matrículas da secretaria, Josele Albuquerque, as cartas matrícula já foram entregues às escolas de origem, que as estão repassando aos alunos. "Com a carta, o pai vai até a escola indicada e faz a matrícula gratuitamente."

A determinação antecipada da escola pela Seed tem conseguido evitar as famosas filas nesta época e geralmente determina a matrícula do aluno na escola mais próxima à sua residência.

Mesmo assim, a coordenadora alerta que, ainda que os pais achem inviável que o aluno estude na escola delimitada, é preciso fazer a matrícula para garantir a vaga. "Depois podem pedir a transferência", ressalta. O prazo para pedidos de transferência é de 16 a 19 de dezembro, e a mesma pode ser obtida sem dificuldades, caso haja vagas na escola desejada.

continua após a publicidade