A presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika, participou nesta quarta-feira (6) do 10º Encontro Estadual de Secretários, Dirigentes e Técnicos Municipais de Turismo e da 5ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná. Juliana destacou na a importância de ações integradas entre os órgãos da região, para atrair um maior número de visitantes às cidades paranaenses. O evento vai até sábado (9), com palestras e debates no Estação Embratel Convention Center.
Com seus múltiplos atrativos, Curitiba recebe anualmente 2,3 milhões de turistas. Segundo Juliana, o Instituto trabalha para que esses visitantes permaneçam mais tempo na cidade e, com isso, movimentem a economia local. A intenção é fazer com que eles “estiquem” seus roteiros, conhecendo outros municípios do Paraná, e que turistas de outras cidades venham conhecer a capital. “Curitiba pode levar seus turistas para outras localidades e gerar renda em benefício das populações dessas regiões. Ações integradas costumam ter muito mais sucesso que ações isoladas”, afirmou.
Outro ponto destacado por Juliana foi a Copa do Mundo de 2014. Curitiba é uma das cidades candidatas a receber os jogos. “A Copa vai deixar um legado para Curitiba e para o Paraná. A melhoria da estrutura da cidade vai fazer com que mais turistas queiram conhecê-la”, disse ela.
A secretária também falou sobre a nova campanha da Prefeitura – “Novo em Curitiba – Vale a pena ver!. A campanha divulgará os novos atrativos da cidade e os monumentos revitalizados. Será lançada oficialmente na abertura do Salão Paranaense de Turismo, nesta quinta (7), às 20h, também no Estação Embratel Convention Center.
Participaram da abertura do encontro o secretário estadual do Turismo, Celso Caron, o presidente da Paraná Turismo, Herculano Lisbôa, a coordenadora geral de Segmentação do Ministério do Turismo, Rosiane Rockenbach, a presidente do Curitiba Convention & Visitors Bureau, Sueli Calabrese, o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR), Antônio Azevedo, e a representante dos secretários municipais de turismo do Paraná, Marcia Dropa.