continua após a publicidade

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, e o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Rasca Rodrigues, estiveram ontem vistoriando as ilhas do Paraná. Na Ilha das Peças foram avaliadas as condições de coleta do lixo, que no momento está sendo armazenado pela Associação de Moradores da Ilha, com poucas condições de envio para o continente. A Ilha das Peças possui cerca de 310 moradores e pertence ao município de Guaraqueçaba, que não vem prestando a devida assistência na coleta de lixo.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores, Paulo Afonso Teodoro Dias, foi definido que o recolhimento terá periodicidade menor (atualmente o lixo está sendo transportado apenas uma vez por mês ao continente) e que será levado por três embarcações dos próprios pescadores ao município de Paranaguá. O IAP irá custear o combustível para o transporte.

Ainda segundo o presidente da associação, a presença do governo do Estado irá fortalecer o apoio aos moradores da Ilha das Peças. "O município não está ofertando o apoio necessário à comunidade, que está tentando destinar adequadamente os resíduos e agora terá o apoio da Sema", afirmou Paulo Dias.

continua após a publicidade

Além disso, o presidente do IAP, Rasca Rodrigues, garantiu investimentos para a reforma emergencial do trapiche da Ilha das Peças, que atualmente encontra-se em condições precárias. "Posteriormente, o IAP irá avaliar um projeto para construção de um novo trapiche", afirmou Rasca.

Já na Ilha do Mel, o secretário Cheida se reuniu com as Associações de Comerciantes das praias de Brasília e Encantadas, que entregaram um documento ao secretário-contendo reivindicações de favorecimento ao turismo, para o governo do Estado. Os participantes da reunião também pedem um projeto para tratamento de esgoto e atualização do plano de uso da Ilha do Mel.

continua após a publicidade

Durante a reunião, Luiz Eduardo Cheida, afirmou que irá encaminhar as reivindicações referentes ao fomento do turismo na Ilha ao governo, e garantiu que o plano de uso da ilha passará por uma revisão. O secretário ainda solicitou a presença de todos os moradores nas reuniões mensais do Conselho Gestor da Ilha do Mel.

O presidente do IAP destacou os investimentos feitos no litoral, como a Universidade do Litoral, que irá atrair estudantes e movimentar a economia, e a duplicação da BR 277.