O novo boletim epidemiológico da gripe A (H1N1), divulgado ontem pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), mostrou que agora existe um caso suspeito e outro que está sendo monitorado no Paraná.
O paciente que está com suspeita de ter a doença é um homem de 35 anos que vive em Cascavel. A outra paciente é de Curitiba, e é uma mulher de 47 anos. Ambos visitaram o México recentemente e já receberam alta dos hospitais onde estavam internados. Os nomes dos pacientes e dos hospitais não foram divulgados.
Os exames que poderão confirmar se os dois estão ou não com a gripe suína devem ficar prontos em no máximo dez dias. O secretário de Saúde do Paraná, Gilberto Martin, se mostrou preocupado com a doença.
“A perspectiva inspira cuidados. O número de casos confirmados no mundo vem crescendo muito e já estão em 20 países. É melhor nos prepararmos para o pior do que descuidar”, afirmou.
Equipes da Sesa têm se reunido todos os dias para discutir o problema. Ontem, houve encontro com Infraero, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA).