O secretário de Estado do Turismo, Celso de Souza Caron, destacou nesta terça-feira (2) o trabalho conjunto do Governo do Estado, Prefeitura de Curitiba, Clube Atlético Paranaense Estádio e empresários para que Curitiba fosse escolhida uma das sedes da Copa da Fifa de Futebol 2014. “Sediar jogos da Copa 2014 será uma oportunidade extraordinária para alavancar o turismo do Paraná”, disse Caron.
O secretário disse que essa escolha “não caiu do céu”. “Foi fruto de um trabalho iniciado em 2007, quando o governador Roberto Requião encarregou a Secretaria do Turismo de cuidar desse assunto”, afirmou.
A primeira ação foi a elaboração do caderno de encargos, trabalho feito por técnicos da Secretaria do Turismo em conjunto com o Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Instituto Municipal do Turismo de Curitiba e dirigentes do Atlético. “A entrega do caderno no prazo solicitado pela Fifa e pela Confederação Brasileira de Futebol foi o pontapé inicial da escolha de Curitiba”, lembra Caron.
Caron também participou de duas apresentações do Paraná e Curitiba para comissões da Fifa, no Rio de Janeiro. Logo em seguida o vice-governador Orlando Pessuti coordenou a criação do Comitê Pró-Copa Fifa 2014, que congregou lideranças políticas e empresariais para atrair o evento para o Paraná.
“Essa mobilização encabeçada por Pessuti foi de extrema importância”, destaca Caron. “Curitiba entra para um seleto grupo de cidades sedes de jogos e isso qualifica o turismo estadual como um todo”, afirma o secretário.