A secretária municipal de Finanças, Eleonora Fruet, disse nesta sexta-feira (4) que a equipe da área está empenhada em garantir que não haja paralisação no andamento de ações e serviços essenciais para a cidade.

continua após a publicidade

Durante reunião do secretariado com o prefeito Gustavo Fruet, no Ippuc, ela detalhou o Decreto nº 2/2013, que entre outros pontos suspende por até 90 dias os pagamentos de despesas. “Todos os pagamentos estão passando por avaliação e análise criteriosa, mas não se trata de uma moratória, pois estamos liberando os recursos de acordo com as prioridades estabelecidas”, afirmou.

O decreto, publicado na quinta-feira (3), também determina redução de no mínimo 15% dos gastos de custeio da Prefeitura e cria o Comitê de Transparência e Responsabilidade Financeira, responsável por analisar e aprovar qualquer despesa.

A secretária solicitou a todos os secretários, presidentes e diretores de órgãos municipais que façam um levantamento minucioso de toda a situação de pessoal, cargos, gratificações, benefícios, folha de pagamentos, contratos, convênios, licitações e obras de suas respectivas pastas. “Vamos agir com muita responsabilidade e transparência e avaliar tudo com cuidado”, afirmou.

continua após a publicidade

De acordo com Eleonora, o volume já apurado de restos a pagar soma R$ 330 milhões – incluindo valores processados, não processados e até mesmo não empenhados. “Todas as áreas da administração têm restos a pagar”, revelou.

Segundo ela, a prioridade da gestão é não paralisar o andamento de ações e serviços de limpeza da cidade e coleta de lixo, e também não comprometer a folha de pagamentos e a programação financeira do ano.

continua após a publicidade

“Com responsabilidade, vamos dar prioridade ao realmente necessário e ajustar os gastos para que não haja mais atraso nos pagamentos”, disse.