Pais ou responsáveis interessados em matricular seus filhos na rede municipal de ensino de Curitiba deverão ficar atentos. Até o dia 20 desse mês, a Secretaria Municipal de Educação (SME) irá cadastrar crianças que completam seis anos em 2011 e que ingressarão no 1.º ano do ensino fundamental.

continua após a publicidade

O cadastramento está sendo feito para que a prefeitura saiba quantas crianças têm intenção de estudar na rede municipal e em quais escolas. Esse cadastro é o primeiro passo para a realização da matrícula dos novos alunos. Segundo a SME, historicamente 13 mil crianças ingressam no 1.º ano do ensino fundamental a cada ano.

Segundo Meroujy Cavec, superintendente de gestão educacional da SME, o planejamento garante a tranquilidade para o ano letivo de 2011. “Dependendo do número de cadastros que tivermos, saberemos quantas crianças vão entrar e estudar em nossas dependências”, explica.

Segundo ela, o cadastro também é válido para as famílias, que poderão indicar a intenção na rede garantindo assim a vaga para seus filhos. “A confirmação da matrícula da criança cadastrada poderá ser feita entre os dias 5 e 11 de novembro. Quem não se cadastrou previamente também poderá se matricular nesses dias”, ressalta. Esse cadastro vale apenas para crianças nascidas em 2005.

continua após a publicidade

Para efetivar o cadastro das crianças é preciso que os pais ou responsáveis levem seus documentos pessoais (Carteira de identidade), certidão de nascimento da criança e ainda um comprovante de residência, que no caso deve ser a conta de luz da família.

“É importante ressaltar que esse procedimento não vale para alunos que já estão na rede municipal de ensino ou que já estão matriculados em Cmei (Centro Municipal de Educação Infantil), onde esse processo acontece automaticamente”, diz. Os alunos que já estudam em outras séries do ensino fundamental deverão fazer a rematrícula entre os dias 22 e 30 de setembro.

continua após a publicidade

Particular

Na rede particular de ensino, o presidente do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná, Ademar Batista Pereira, afirma que a movimentação de alunos já está acontecendo.

“Algumas escolas particulares do Paraná já estão abrindo suas matriculas e começando os processos de transferência. Muitos pais já estão conhecendo a infraestrutura das escolas que educarão seus filhos em 2011”, diz.