Equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente realizaram ontem operação concentrada no Parque Barigui para limpar e avaliar os estragos causados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade no feriado de Carnaval. Além da queda de árvores em vários pontos, o temporal também provocou a queda de muro na Cidade Industrial.

continua após a publicidade

Foram contadas quedas de oito árvores em vias públicas, duas na Praça da Ucrânia e outras duas em terrenos particulares. No Parque Barigui, 12 árvores de grande porte e muitas outras menores foram arrancadas, torcidas ou danificadas pela ação do vento. “Um eucalipto caiu no telhado do Museu do Automóvel e uma araucária centenária, na Cândido Hartmann, tombou inteira, deixando a raiz à mostra”, explica Walquiria Pizatto Lima, gerente de manutenção de parques e bosques da Secretaria de Meio Ambiente.

Ventania

Ela ressalta que este é o segundo registro de ventos fortes na cidade em dois meses, com tombamento ou danificação de árvores sadias. Em dezembro, este mesmo tipo de vento arrancou árvores de grande porte nos parques São Lourenço, Bacacheri, Bosque João Paulo II e Lago Azul, no Umbará.

Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, a condição de instabilidade atmosférica, com predominância de ar quente e úmido, permanece até o fim da semana, com possibilidade de novas chuvas e fortes ventos.

continua após a publicidade