Com a chegada do período mais quente do ano, a Secretaria da Saúde (Sesa) vai intensificar ações de controle da dengue. Os resultados do último levantamento sobre os índices de infestação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, divulgados ontem, assustaram as autoridades. Cinco municípios – Francisco Beltrão, Marilena, Sarandi, Alvorada do Sul e Porecatu – tiveram índices de infestação superiores a 4%, o que significa que a cada 100 imóveis visitados, pelo menos quatro tinham focos do mosquito.
Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, estes índices servem de alerta para as autoridades sanitárias e para a população. “Vamos monitorar de perto a situação dessas cidades e encaminhar todos os dados ao Ministério Público para que também acompanhem a situação”, destacou.
De acordo com o relatório, outros 76 municípios paranaenses apresentaram médio risco de epidemia, com índices de infestação entre 1% e 4%. “Nestas cidades, a atenção deve ser redobrada pois, ao menor descuido, a situação pode se agravar”, explica.
Casos
No período epidemiológico que vai de agosto de 2013 a julho de 2014, o Estado já confirma 116 casos, sem registro de mortes.
Prevenção
A recomendação é que as equipes de saúde reforcem o trabalho de visita aos domicílios, orientando a população sobre as medidas de prevenção e eliminando manualmente os possíveis criadouros. Por outro lado, a população também deve fazer sua parte, mantendo as casas livres de focos do mosquito e realizando arrastões de limpeza na cidade.