Foi ao som do maracatu e de rodas de capoeira que a população de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba acompanhou o lançamento do Programa Atitude, na tarde de sábado (20). A secretária de Estado da Criança e da Juventude, Thelma Alves de Oliveira, e o prefeito Gabriel Jorge Samaha celebraram a parceria no programa que tem como objetivo a superação do ciclo de violências contra crianças e jovens, na condição de vítimas ou autores.
A secretária da Criança e da Juventude, Thelma Alves de Oliveira, disse que as ações do Atitude são baseadas em eixos como o fortalecimento das famílias, combate ao uso de drogas, combate à evasão escolar, criação de oportunidades de esporte, cultura e lazer, cursos profissionalizantes e a criação de redes de proteção para crianças e adolescentes. “É um esforço conjunto para que a gente possa mudar a situação de violência que coloca as nossas crianças em risco e que nos faz perder muitos jovens”, afirmou a secretária.
“É somente através do trabalho integrado entre a prefeitura e o governo que as ações têm condições de se concretizar. O município não é uma ilha e o estado não é um feudo. As políticas públicas precisam estar integradas em todas as esferas governamentais”, afirmou o prefeito Gabriel Jorge Samaha.
Piraquara terá três núcleos do programa: Guarituba 1, Guarituba 2 e Vila Macedo. Na cidade estão sendo investidos R$ 2,3 milhões em recursos do Governo do Paraná através do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) no programa, dinheiro deliberado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-PR). Na cidade, devem ser atendidas cerca de 6 mil pessoas, entre crianças, adolescentes e suas famílias.