A Secretaria Municipal de Saúde vacinou no sábado (14), durante a Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite, a paralisia infantil, 29.108 crianças. O procedimento, recomendado às crianças de 0 a 5 anos, foi realizado durante todo o dia nas 51 unidades básicas de saúde (UBS) da cidade e em mais outros 70 postos volantes espalhados pelo município.

continua após a publicidade

De acordo com a gerente de Epidemiologia e Informações em Saúde, Sônia Fernandes, a campanha de vacinação vai continuar nas UBS até sexta-feira (dia 20), para que a meta estipulada pelo Ministério da Saúde – de 95% – seja alcançada. "Conseguimos vacinar 82,5% das crianças e o procedimento continua para mais vacinações. Pretendemos ultrapassar o percentual preconizado e vacinar 100% das crianças", explicou.

No entanto, a gerente comemorou o resultado, já que o percentual conseguido com a campanha deste ano foi bem maior do que o apresentado no ano passado. "Em 2007, cerca de 75% das crianças receberam a vacina contra pólio. Para este ano, conseguimos um aumento significativo de vacinações", ressaltou.

Sônia Fernandes informou que a campanha vai prosseguir somente nos postos de saúde da cidade. "As doses vão estar disponíveis em todas as UBS do município, até o dia 20, durante o horário normal de funcionamento, das 7h às 19h", completou. A gerente recomendou, ainda, que os pais procurem as unidades próximas de suas casas e que não deixem para levar os seus filhos para tomar a vacina apenas na sexta-feira. "O procedimento deve ser feito durante todos os dias desta semana, para evitar possíveis filas", justificou.

continua após a publicidade

Ela lembrou que a aplicação da vacina não vai ocorrer mais nos centros de educação infantil (CEI) da cidade. "As visitas foram feitas para intensificar a campanha. Agora, o objetivo é de vacinar apenas as crianças que não foram receber a dose nas unidades de saúde", acrescentou. Sônia Fernandes enfatizou também que os pais ou responsáveis devem levar a criança para vacinar até mesmo sem a carteira de vacinação, porque a dose é extra. Segundo a gerente, a segunda etapa da campanha será no dia 9 de agosto.