Saúde monitora água para evitar toxoplasmose

A Secretaria da Saúde começou a monitorar todos os reservatórios de água que abastecem os municípios para evitar o aparecimento do protozoário causador da toxoplasmose. A medida tem o objetivo de impedir um novo surto da doença, como o que aconteceu no ano passado, em Santa Izabel do Ivaí, e que acabou causando a morte, na última quarta-feira, do bebê Guilherme Gomes Maia, de 8 meses.

O bebê contraiu a doença ainda durante a gestação, no surto que atingiu Santa Isabel do Ivaí, entre 2001 e o início do ano passado e que infectou mais de 400 pessoas. A nova administração da Secretaria da Saúde estabeleceu como uma de suas prioridades o controle dos reservatórios de água.

A Secretaria também está dando total atenção, em parceria com as autoridades municipais de saúde de Santa Izabel do Ivaí, a todas as vítimas da doença, com ações como: exames de laboratório, medicamentos e toda assistência médica gratuita; além do apoio e assistência da Escola Paulista de Medicina.

A doença foi causada pelas fezes de uma ninhada de gatos infectados, que estavam na caixa d´água municipal. Uma nova caixa está sendo construída pelo município. Essa e todas as demais caixas de água que abastecem as cidades do Estado serão constantemente monitoradas por técnicos credenciados pela secretaria de Estado da Saúde.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo