A Secretaria Municipal da Saúde firmou, nesta quinta-feira (19), uma parceria com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) para realização de  cirurgias ortopédicas no Hospital do Idoso Zilda Arns.

continua após a publicidade

O presidente do Into, Marcos Musafir, veio a Curitiba para formalizar a parceria e foi recebido no Hospital do Idoso pelo secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda, o presidente da Fundação Estatal de Atenção Especializada à Saúde (Feaes), Gustavo Schultz, e o chefe do departamento de ortopedia da UFPR, Luiz Antonio Cunha.

A parceria com o Into é mais uma das ações da Secretaria para ampliar a oferta de consultas e cirurgias ortopédicas na cidade. De acordo com Massuda, a intenção é desenvolver projetos para iniciar as atividades no Zilda Arns atendendo preferencialmente os idosos que necessitam de cirurgias ortopédicas. “Curitiba tem uma demanda ortopédica reprimida e, com a implantação desta especialidade, vamos fazer do hospital um centro de acompanhamento completo da saúde do idoso”, afirmou o secretário.

Segundo o médico ortopedista e membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Luiz Carlos Sobania, que acompanhou a visita, é comum a aumentar a necessidade de cirurgias ortopédicas entre a população idosa, seja por quedas, devido à osteoporose ou à artrose. “Há alguns anos, a nossa preocupação era voltada à mortalidade infantil, agora as pessoas tem uma qualidade de vida melhor e vivem mais tempo. Dessa forma, precisamos nos preocupar com a saúde dos idosos. É muito bom contar com um hospital que consiga atender todas as necessidades dessas pessoas”, disse Sobania.

continua após a publicidade

Durante o encontro, foi firmada outra parceria, para a realização de um Mutirão de Ortopedia em conjunto com o Instituto Nacional de Ortopedia e Traumatologia, que deverá acontecer ainda este ano e acelerar o atendimento aos pacientes que já aguardam consultas para este tipo de especialidade.

continua após a publicidade

Into

Criado em 1994, o Into atende exclusivamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no tratamento de doenças e traumas ortopédicos, de média e alta complexidade. É uma instituição especializada em atendimento cirúrgico e não presta serviços de emergência. O paciente deve passar primeiro por uma unidade pública de saúde e, caso seja constatada a necessidade de uma cirurgia ortopédica, será encaminhado para tratamento.

Para chegar às regiões não beneficiadas por serviços desse tipo, o Into criou o Programa Suporte, que realiza atendimentos em ortopedia, traumatologia e reabilitação pós-operatória no estado e cidade do paciente.

O programa conta com a parceria das secretarias estaduais e municipais de saúde, o que reduz o número de transferências de pacientes para o Rio de Janeiro, onde está situado o prédio do Instituto.