A equipe de Entomologia (responsável por fazer investigação de insetos transmissores de vírus, protozoários e vermes para o homem), da Secretaria estadual da Saúde, está promovendo reforço na pesquisa larvária nos municípios de Guaratuba e Matinhos. Em um primeiro momento, foram coletadas amostras de larvas de mosquitos em 40 residências, 16 pontos estratégicos (sendo oito de comércio) e três terrenos baldios.
De acordo com a chefe da Divisão de Vigilância em Saúde da 1ª Regional de Saúde, Marina Hiromi Assamuma, essa ação tem entre seus objetivos complementar as que já são realizadas durante rotina nos municípios. “O aumento de turistas faz aumentar também o alerta, porque um vetor (mosquito que transmite doenças) pode ser trazido de outros locais junto com os veículos e objetos pessoais da população que entram na região”, explica.
A vistoria é realizada todos os finais de semana por dois profissionais da 1º Regional de Saúde. A busca por larvas visa principalmente notificar focos do Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Segundo Assamuma, além da vistoria, durante o período da operação verão, a divisão de Entomologia junto com a divisão de Epidemiologia também promove orientação e esclarece dúvidas da população.
Dengue
O último informativo epidemiológico do Programa Estadual de Combate a Dengue (18/12) indica que 35 casos foram notificados na 1ª Regional de Saúde de Paranaguá, com a confirmação de apenas um, sendo este importado. Ou seja, não há registro de caso autóctone – com infecção no próprio território.