A falta de repasses do Sistema Único de Saúde (SUS) a clínicas e hospitais de Londrina pode ter gerado uma dívida de cerca de R$ 20 milhões ao município. De acordo com a reitoria da Universidade Estadual de Londrina (UEL), a prefeitura teria deixado de repassar R$ 13 milhões somente ao Hospital Universitário (HU). Uma comissão foi instituída para fazer uma auditoria e identificar para onde foram destinados os recursos.
O início dos trabalhos da comissão foi anunciado ontem pelo prefeito de Londrina, Barbosa Neto, e pelo reitor da UEL, Wilmar Marçal. Segundo Marçal, o HU está com o orçamento comprometido devido à falta do repasse.
“Tem sido uma constante a correria para repor medicamentos”, afirma. Os recursos do SUS que chegam até a administração do HU são aquém do que o hospital precisa. O reitor da UEL conta que vinha notificando a prefeitura nos últimos dois anos, mas não obteve respostas.
Segundo o secretário de Saúde do município, Agajan Der Bedrossian, além do HU, a Santa Casa de Londrina e o Hospital Evangélico também ficaram sem receber uma quantia vultosa.
“Se somar tudo, essa dívida passa de R$ 20 milhões. Caberá à auditoria investigar por que esse valor não foi repassado e se os recursos eram realmente menores do que deveriam.” A comissão deve emitir um relatório num prazo de 60 a 90 dias e encaminhá-lo para o Ministério Público e para os tribunais de Contas do Estado e da União.
