São José dos Pinhais sofre com buracos nas ruas

Moradores dos bairros Jardim Independência e Guatupê, em São José dos Pinhais, reclamam da falta de conservação das ruas. Além de encarar diariamente os inúmeros buracos, eles estão indignados com a cobrança da taxa de conservação das vias, cobrada no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), valor que, segundo eles, não estaria sendo revertido em benfeitorias.

Uma das ruas é Professora Marieta de Souza e Silva, do Jardim Independência, cujos problemas já haviam sido mostrados em agosto do ano passado. Na época, a prefeitura informou que o processo de licitação para a execução das obras de pavimentação estava em fase de finalização. No entanto, de lá para cá, pouca coisa mudou.

De acordo com o morador Anderson Luiz de Andrade, todas as ruas da região estão deterioradas porque não há manutenção dos antipós. Para ele, apenas cobertura de asfalto poderia solucionar o problema.

“A prefeitura, de vez em quando, tapa os buracos com saibro e, na primeira chuva os buracos se abrem novamente”, afirma. Andrade relata que a Rua Aníbal Silva, paralela à Professora Marieta Silva, está intrafegável. “Só caminhão consegue passar por lá.”

Outro problema, segundo Andrade, são os terrenos baldios que são usados como depósitos de entulhos. “Além de ajudar a esburacar a rua, os caminhões jogam uma sujeira que é perigoso principalmente para as crianças.” O morador afirma que os vizinhos já notificaram a prefeitura do problema, mas a situação ainda persiste.

Barreira

O comerciante Paulo Ferreira Leão, que reside há 22 anos na Vila Santa Fé, no Guatupê, improvisou uma barreira de pedras em frente a sua lanchonete, na Avenida João Fraga Neto, para evitar que os motoristas desviem dos buracos pela área de pedestres.

Indignado com a falta de conservação da rua, ele revela que, dos R$ 211,05 que ele pagou de IPTU, R$ 63,36 se referem à taxa de conservação de rua. “Isso é uma vergonha e uma falta de respeito muito grande com a população”, desabafa.

Outra moradora insatisfeita com o pagamento da taxa de conservação de ruas é a dona de casa Rosane Freitas, que reside na Avenida Guatupê, um das mais importantes do bairro. Rosane conta que é difícil conviver diariamente com o pó. “As crianças e, principalmente os idosos, vivem com problemas de saúde por causa da poeira”, diz.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna