Foto: Chuniti Kawamura/O Estado

Márcia Regina Neta, coordenadora do programa.

continua após a publicidade

A Santa Casa de Curitiba está iniciando um projeto de voluntariado social. A intenção é humanizar o atendimento oferecido pelo hospital. A Santa Casa recruta voluntários para auxiliar no transporte dos pacientes, em macas e cadeiras de rodas, dentro das dependências da instituição. A meta é começar os trabalhos na semana que vem.

A coordenadora do voluntariado social da Santa Casa de Curitiba, Márcia Regina Neta, explica que a divulgação já começou em âmbito interno, alcançando um bom retorno. A instituição mantém ainda uma parceria com o Centro de Ação Voluntária, que seleciona voluntários dispostos a ajudar neste serviço. ?Precisamos de pessoas que tenham tempo disponível?, afirma.

Os voluntários que participarem do projeto vão trabalhar no transporte dos pacientes entre as unidades da Santa Casa. Vão ficar em uma sala e, quando for necessário, um setor chama a ajuda do voluntário. Para se inscrever no projeto, é preciso ter mais de 18 anos. A carga horária semanal varia entre 4h e 8h. O período a ser trabalhado poderá ser distribuído entre 8h e 18h. Todos os selecionados vão passar por treinamentos antes de começarem a atuar. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3320-3795.

Costura

Um dos serviços voluntários que já acontecem no hospital é o da costura. Atualmente, 25 mulheres fazem pijamas, aventais, lençóis, fronhas, toalhas de banho e sapatilhas. Tudo é destinado ao setor de enfermaria da Santa Casa. O trabalho começou há 15 anos. E ainda há voluntárias que estão desde o início trabalhando no local.

continua após a publicidade

São os casos de Diva Piazetta e Elisa Teresa Nascimento. As duas trabalham há 15 anos no local e nunca se cansam. Diva é a responsável por angariar as doações para o setor. Todo o material utilizado (tecidos e fios, por exemplo) e as máquinas de costura vêm de doações. Ela faz os contatos com as empresas e as entidades para manter o serviço vivo. Apesar das dificuldades, Diva tem orgulho de contar o trabalho que faz. ?Isto me satisfaz?, comenta.

O setor de costura está precisando de doações de materiais e de mais voluntários. O único pré-requisito é saber costurar. Mais informações pelo telefone (41) 3320-3682. 

continua após a publicidade