Foto: Fábio Alexandre

Hudson Roberto José.

continua após a publicidade

?Chegou a moda que leva mais vida.? É esse o tema da nova campanha lançada pela Santa Casa de Curitiba para arrecadar fundos para a instituição. Porém, a idéia dos criadores da campanha não é apenas sensibilizar as pessoas pedindo dinheiro, mas sim propor uma troca baseada na solidariedade: ao contribuir com a Santa Casa, que hoje é referência em transplantes cardíacos no País, a pessoa adquire um kit contendo uma camiseta, um botão pin e um adesivo, tudo por R$ 35. Incluindo uma caixa para guardar os produtos, o kit custa R$ 45. 

Como explica o diretor de comunicação e marketing da Associação Paranaense de Cultura (à qual o hospital é vinculado), Hudson Roberto José, 85% dos atendimentos na Santa Casa são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), fator que se reverte na dificuldade financeira do local e na falta de estrutura. O prédio da instituição, por exemplo, tem 127 anos e, por isso, necessita urgentemente de reformas. ?Contrapondo a isso, o Ministério da Saúde reconhece a Santa Casa como excelência em saúde?, lembrou José. Somente neste ano, as equipes médicas do local já realizaram 22 transplantes cardíacos, número considerado alto, já que não é fácil encontrar órgãos desse tipo para doação.

Segundo José, a campanha é muito mais do que apenas pedir dinheiro. ?Queremos levar os problemas da Santa Casa às pessoas, sensibilizá-las e motivá-las?, disse. De acordo com o diretor da Aliança Saúde – Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Santa Casa, Álvaro Quintas, a intenção é ampliar o contato da instituição com o público.

A Santa Casa de Curitiba foi fundada em 1880 e atende cerca de dez mil pessoas por mês. O local realiza pelo menos 1,3 mil internamentos e cerca de 700 cirurgias por mês. Os parceiros já confirmados da campanha são o ParkShopping Barigüi, o salão de beleza Lady & Lord, a grife Gianni Cocchieri e a rede de hotéis Mabu. Todos eles vão ajudar a vender os produtos a partir da semana que vem (no shopping haverá um quiosque exclusivo para isso). Quem quiser comprar desde já pode ligar para 0800-645-1800.

continua após a publicidade