A Santa Casa de Curitiba realizará uma grande ação de conscientização, na próxima terça-feira (27), para comemorar o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Das 10h às 14h, colaboradores e voluntários distribuirão material informativo e adesivos aos motoristas e pedestres, na esquina das ruas Alferes Poli e André de Barros. A população ainda poderá esclarecer dúvidas com a equipe de transplantes da Santa Casa, em uma tenda na Praça Rui Barbosa.
O objetivo da ação é esclarecer a população sobre os procedimentos para a doação de órgãos e tecidos para transplante, e incentivar o debate dentro das famílias. Para o coordenador de transplantes, Antoninho Pereira, manifestar o desejo de ser um doador é um dos fatores mais importantes para o aumento do número de doações, já que a família é que deve decidir se a doação pode ou não ser realizada.
A Santa Casa de Curitiba já realizou este ano 116 transplantes, entre coração, rim, pâncreas, fígado, córneas e valvas cardíacas. Uma das principais dúvidas que a ação visa a esclarecer é a morte encefálica. Caracterizada pela ausência de fluxo sanguíneo em quantidade necessária no cérebro, além de inatividade elétrica e metabólica cerebral, a morte encefálica é diagnosticada com exames clínicos e complementares durante intervalos de tempo variáveis. Os exames são realizados por pelo menos dois médicos diferentes, que não fazem parte da equipe de remoção e transplante.
Serviço:
Evento: Dia Nacional da Doação de Órgãos
Data: Terça-feira – 27/09
Horário: 10h às 14h
Local: Praça Rui Barbosa e esquina das ruas Alferes Poli e André de Barros