Santa Casa adere ao movimento Outubro Rosa

A Santa Casa de Curitiba aderiu ao movimento Outubro Rosa, realizado em todo o mundo em comemoração à luta contra o câncer de mama. A partir desta quarta-feira (5), a fachada do hospital será iluminada de rosa e todas as colaboradoras receberão a fita que simboliza a causa, além de folders que ressaltam a importância do autoexame das mamas para a detecção precoce do câncer.

No dia 14, das 13h às 14h, a Santa Casa levará a ação para a Praça Rui Barbosa, onde haverá distribuição de material informativo sobre o câncer de mama. Às 14h30, o médico mastologista Hélio Rubens de Oliveira fará a palestra “Prevenção do Câncer de Mama”, no Auditório do hospital. O Outubro Rosa na Santa Casa será encerrado no dia 25, com uma missa, às 16h, na capela do hospital.

Segundo o médico Maikol Kurahashi, responsável pelo Serviço de Oncologia, o câncer de mama é o mais frequente em mulheres em todo mundo. Dados do Instituto Nacional do Câncer apontam que o número de casos novos de câncer de mama em 2010 foi de 49.240 no Brasil, um risco estimado de 49 casos a cada 100 mil mulheres.

Quando diagnosticado em fase inicial, o câncer de mama possui uma alta taxa de cura, contudo em países em desenvolvimento a constatação da doença ocorre em fases mais avançadas, tornando assim mais difícil o tratamento e a cura. Segundo Kurahashi, a prevenção se dá através do autoexame das mamas e da mamografia a partir dos 40 anos. Pacientes com histórico familiar de câncer de mama devem iniciar os exames preventivos precocemente.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna