Sangue Novo premia pela sétima vez

Para incentivar os futuros jornalistas a se qualificar e tomarem consciência da função social da profissão, o Sindicato dos Jornalistas do Paraná promove o Prêmio Sangue Novo, que chegou este ano a sua sétima edição. Novamente os acadêmicos das universidades paranaenses foram premiados por seus trabalhos nas áreas de fotojornalismo, telejornalismo, jornalismo para Internet, radiojornalismo e jornalismo impresso.

O coordenador Marco Assef citou que o objetivo do prêmio é motivar os acadêmicos a procurarem um diferencial mesmo antes de iniciarem suas carreiras profissionais. “O Sangue Novo serve como motivação para que os futuros jornalistas mostrem a sua capacidade”, afirmou Assef, destacando que 111 trabalhos de alunos de onze universidades paranaenses concorreram este ano.

Na categoria reportagem fotográfica, o ganhador da menção honrosa foi Luiz Renato Munhoz, estudante do 3.º ano na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Luiz Renato fez um série de fotos com o tema cidadania. “Eu acreditava na qualidade das fotos, por isso, achei que teria chances de ganhar”, contou, destacando que foto que mais lhe chamou a atenção foi a de meninos brincando num chafariz na Praça Osório, Centro de Curitiba.

Também da Tuiuti saíram as vencedoras da categoria jornalismo impresso e segundas colocadas da categoria radiojornalismo. Elas foram muito elogiadas pelos organizadores do prêmio, que as qualificaram como prontas para o mercado de trabalho. Isabel Cristina de Albuquerque, Ellen Muraro Rocha e Michelle Horst, que concluíram o curso no final do ano passado, abordaram a deficiência visual e motora nos dois trabalhos. “O trabalho de rádio era um boletim de dois minutos que oferecia oportunidades de emprego a deficientes. Já o impresso foi uma revista voltada para deficientes visuais. Toda escrita em braile, ela abordava não só assuntos de interesse específico dos cegos, como outros em que o material destinado aos deficientes é escasso”, explicou Isabel.

Os vencedores do Sangue Novo 2002 foram: Reportagem Fotográfica (Luiz Renato Munhoz – UTP), Telejornalismo (Carlos Roberto Gaspar e Andressa Missio – UEPG), Internet (Priscila Caroline de Souza e Juliana Leal-Cesumar) , Monografia (Tiago Luiz Bubniak – UEPG), Radiojornalismo(Alice Duarte e amira Massabki – UEPG) Televisão (André Gustavo de Lara, Flávio Miranda e Daniel Naufal – PUC), Reportagem Impressa (Tiago Luiz Bubniak – UEPG), Jornalismo Impresso (Isabel Cristina de Albuquerque, Ellen Rocha e Michelle Horst – UTP)e Jornalismo Livre (Danielle Bonato-PUC).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo